Pular para o conteúdo principalPular para a navegaçãoPular para o rodapé
Whales

Saiba mais sobre o instituto

Nossa Missão

Protegendo o Oceano para as Futuras Gerações

Baleia

Fundado em 1992, o Instituto ORCA (Organização Consciência Ambiental) é uma organização não governamental sediada em Guarapari, com atuação direta na zona costeira do Espírito Santo. A instituição dedica-se à conservação dos mamíferos aquáticos e à preservação do ecossistema marinho. O Instituto também é membro fundador e participante ativo da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB/CMA).

O mesmo é considerado referência na atuação em encalhes de grandes e pequenos cetáceos, além de seu desempenho em redes nacionais, objetivando o conhecimento científico e a integração com a política nacional de pesquisa e conservação dos mamíferos aquáticos em conformidade com os objetivos do ICMBio/MMA e demais parceiros.

30+

Anos de experiência

20+

Espécies diferentes acompanhadas

1.000+

Animais atendidos

300 km+

de costa monitorados

Nossa História

Linha do Tempo

Fundação

Desde 1992, dedicando-se à conservação dos mamíferos aquáticos e à preservação dos ecossistemas marinhos.

Membro da REMAB

Membro da REMAB (Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil): o objetivo da Rede é articular e otimizar as ações de seus membros no monitoramento e atendimento a mamíferos aquáticos encalhados e capturados em artes de pesca, bem como desenvolver e viabilizar estudos sobre esses animais no Brasil.

Sucesso na reintrodução de filhote de Jubarte

Em uma operação que se estendeu por cerca de 7 horas, o animal foi reintroduzido com sucesso ao ambiente natural, retomando seu percurso e reencontrando a mãe.

600 Sotalia guianensis registradas

O Instituto atingiu a marca de 600 registros de atendimentos realizados à espécie Sotalia guianensis.

Acordo Internacional com Instituição de Portugal

Foi firmado um acordo entre ONGs que promove o intercâmbio de estudantes e pesquisadores da área de Biologia Marinha, com ênfase no estudo de mamíferos marinhos.

Nova Era Digital

Sistema de automação desenvolvido para otimizar a triagem de atendimentos e o registro de avistamentos de mamíferos marinhos.

Empresas parceiras

Apoiadores

Missão, Visão e Valores

Nossa Jornada com Significado

Missão

Promover o bem-estar e a conservação da fauna marinha por meio do resgate, reabilitação e pesquisa científica. Com responsabilidade socioambiental, unindo ciência, educação e ação direta na proteção dos oceanos.

Visão

Ser referência nacional em manejo, estudo e conservação de mamíferos marinhos e inspirar uma convivência harmoniosa entre seres humanos e a vida marinha, baseada em conhecimento e respeito.

Valores

Compromisso com a vida e com a ciência de forma ética, transparente ,prezando pela empatia e colaboração em prol dos cuidados com a vida marinha.

Nossa jornada

Equipe Diretiva

Conheça um pouco da equipe

Lupercio Araujo Barbosa

Lupercio Araujo Barbosa

Fundador

Vice-Presidente, graduado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (1982). É pioneiro nos estudos de história natural voltados aos encalhes de mamíferos marinhos na costa do Espírito Santo, iniciados em 1989. Membro fundador e atual Vice-Presidente da Organização Consciência Ambiental – Instituto ORCA, organização não governamental criada em 1992. Atua como responsável pelos diversos programas de pesquisa, conservação e manejo de mamíferos marinhos desenvolvidos pelo Instituto ao longo do litoral capixaba.

Lauro Venturini

Lauro Venturini

Diretor Presidente

Possui Mestrado em Letras (Letras Latinas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Foi professor do Centro de Ensino Superior de Vitória. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atuou no Departamento de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) como professor de Português e Latim. Direcionou sua paixão pelo meio ambiente e pela vida marinha para a causa da conservação, tornando-se membro do Instituto ORCA.

João Marcelo Ramos Nogueira

João Marcelo Ramos Nogueira

Diretor Executivo

Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade de Salvador (UNIFACS), é responsável pela coordenação de diversos programas de pesquisa, conservação e manejo de mamíferos marinhos ao longo do litoral do Espírito Santo. Atualmente, também atua como coordenador geral do Instituto ORCA no âmbito do Programa de Monitoramento de Praias (PMP BC/ES), que cobre toda a costa capixaba. Sua dedicação à pesquisa e à conservação da vida marinha é o motor das iniciativas do Instituto, voltadas à proteção e preservação da biodiversidade oceânica.

Kamilla Avelino de Souza

Kamilla Avelino de Souza

Diretor Científico

Graduada em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestre em Ciências morfológicas pelo Programa de Ciências morfológicas no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018) e atualmente doutoranda deste mesmo programa.Fundadora da Rede Brasileira de Neurobiodiversidade, a cientista concentra seu trabalho na análise comparativa de cérebros de cetáceos, explorando a morfologia cerebral para desvendar os mistérios da evolução do sistema nervoso desses animais.

Ian Augusto Gusman Cunha

Ian Augusto Gusman Cunha

Médico Veterinário

Daniela Teles Guilhon

Daniela Teles Guilhon

Médica Veterinária

Catharina Valadares

Catharina Valadares

Biólogo Marinho

Reconhecimentos

Nossos Prêmios e Selos

🏆

Lorem Ipsum Award

2023

Lorem Organization

🌊

Lorem Dolor Sit

2023

Amet Institute

🎖️

Consectetur Adipiscing

2022

Lorem Foundation

Elit Lorem Prize

2022

Ipsum Society

🌍

Sed Do Eiusmod

2021

Tempor Association

🏅

Incididunt Labore

2021

Dolore Magna Institute